TED #3 – A revolução industrial “Made in Brazil”


Me lembro exatamente daquele que foi o momento mais marcante e importante da minha carreira. Eu tinha acabado de largar o curso de Física/Química na Unicamp e estava completamente indeciso em que caminho tomar na minha vida. Tratava-se de uma novidade pra mim, pois estava saindo de uma situação extremamente confortável, em que eu tinha certeza absoluta das minhas decisões de carreira, e de que seguiria carreira acadêmica, para uma situação em que eu não tinha a menor ideia de quais seriam meus próximos passos. Obviamente que depois entendemos que nunca temos certeza de nada na vida aos 18 anos de idade e que essas incertezas são parte do amadurecimento.

Resumindo a história, nesse momento de total e completa indecisão, meu psicólogo (sim, foram 9 anos de terapia) me deu um livro que ele achou que teria muito a ver comigo. Ele me entregou e disse: “É um livro que fala sobre o mundo corporativo, mas conta a história de um executivo que decidiu pegar o modelo comum de gestão e o status quo das corporações, rasgar e fazer tudo ao contrário.” Bom, deu pra perceber o porque dele achar que o livro era a minha cara.

Lembro que olhei pra capa do livro e o título me interessou: “Virando a Própria Mesa”. Ao final da leitura, a certeza absoluta: prestaria vestibular para administração de empresas e tentaria vivenciar um pouco da experiência do Ricardo em minha própria carreira. E de certa forma, venho conseguindo fazer isso.

O livro conta a história de extremo sucesso da gestão de Ricardo Semler no comando da SEMCO nos anos 80, e de como o “moleque” de 21 anos de idade criou um modelo de gestão que mais parecia ser um atestado de loucura corporativa, que ele batizara de Gestão Participativa, mas que conseguiu transformar a SEMCO de uma falida fabricante de misturadores navais em uma das multinacionais de maior sucesso no país.

Nesse TED, Ricardo resume um pouco do seu modelo de gestão revolucionário “Made in Brazil” e exportado para muitas partes do mundo. Fala também como replicou esse modelo para suas escolas e como tem revolucionado o aprendizado no mundo (A Lumiar é um das 12 escolas financiadas pela Bill & Melinda Gates Foundation, por seu modelo de ensino completamente não ortodoxo). Além disso, levanta questões importantes sobre o por quê fazemos o que fazemos e como poderíamos fazer diferente. Um TED que muda pra sempre a maneira como enxergamos o mundo.

Professor de MBA do MIT na difusão das suas ideias, o brasileiro Ricardo Semler revolucionou o meio corporativo e a maneira como as empresas enxergam as relações de trabalho.

4 Respostas para “TED #3 – A revolução industrial “Made in Brazil””

  1. Adoro muito que vc escreva!

  2. sensacional… Tambem li o livro com 20 e poucos anos… também mudou minha percepção dos negócios… Agora fiquei assustado como o cara envelheceu!!! kkk bom, pelo menos nao sou só eu!!!!

  3. O cara é um desses visionarios e revolucionarios. Pensar que nos anos 80 alguem pensava o que hoje é a pratica comum das grandes corporaçoes do planeta. Parabens por mais este post!

Deixe um comentário

